Após a implantação de uma rede 5G autônoma na nuvem da AWS para oferecer serviços de ultra baixa latência na Alemanha, a Nokia anunciou hoje a realização da primeira chamada imersiva com o novo codec 3GPP Immersive Voice and Audio Services (IVAS), que promete transformar as comunicações de voz e vídeo via 5G.
De acordo com o comunicado oficial da Nokia, o IVAS permite que os usuários realizem chamadas de voz e vídeo com som espacial 3D em tempo real, em contraste com o áudio monofônico utilizado até agora.
A primeira chamada com essa tecnologia foi realizada hoje no campus da Nokia em Espoo, na Finlândia, pelo CEO da Nokia, Pekka Lundmark, para Stefan Lindström, embaixador de digitalização e novas tecnologias do país.
O local da chamada foi escolhido simbolicamente: a mesma sala onde a Nokia realizou a primeira chamada via 2G em 1991.
Durante a chamada, o CEO da Nokia comentou:
"Demonstramos o futuro das chamadas de voz. Essa tecnologia de áudio inovadora leva você ao ambiente do chamador, criando uma experiência de audição espacial e massivamente aprimorada para chamadas de voz e vídeo, oferecendo benefícios significativos para aplicações empresariais e industriais."Em resposta, Stefan Lindström declarou:
"Estou orgulhoso do papel de liderança que os pesquisadores e engenheiros da Nokia desempenharam na criação dessas tecnologias inovadoras de voz e áudio imersivas. Graças à padronização, o mundo inteiro agora se beneficiará dessa inovação."
O codec IVAS foi desenvolvido em colaboração pública com 13 empresas que fazem parte de um consórcio, estabelecendo um formato que será utilizado por celulares, tablets e PCs em chamadas imersivas. Para isso, basta que o dispositivo possua dois microfones habilitados para a captura e transmissão de áudio 3D.
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.