Amazon e Vrio Lançam Serviço de Internet via Satélite no Brasil para Concorrer com Elon Musk

Projeto Kuiper: Testes com a Vrio e Clientes Selecionados Programados para 2024, com Lançamento Comercial em 2025 (Imagem: Divulgação/Amazon)

A Internet de banda larga via satélite, fornecida atualmente pelo Starlink de Elon Musk, está prestes a ganhar um novo concorrente no Brasil. Na quinta-feira (13), a Vrio Corporation, controladora da Sky Brasil e da DIRECTV Latin America, anunciou seu próprio serviço de Internet via satélite, em parceria com a infraestrutura orbital da Amazon.

A Vrio se unirá ao Projeto Kuiper, a rede de banda larga via satélite de baixa órbita terrestre da Amazon, para oferecer conectividade rápida e acessível em sete países da América do Sul. Através da DIRECTV Latin America e da Sky Brasil, a Vrio disponibilizará esse serviço para clientes residenciais na Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia, respeitando as regulamentações locais.

Imagem: Amazon

O anúncio destaca a promessa de novas opções de Internet de alta velocidade a preços acessíveis, beneficiando uma região com uma população total de aproximadamente 383 milhões de pessoas. Destes, cerca de 200 milhões ainda não têm acesso à Internet, segundo estimativas do Banco Mundial.

O Projeto Kuiper e a Vrio planejam iniciar testes com "clientes selecionados" ainda em 2024, com a previsão de uma ampla oferta comercial em 2025. Detalhes específicos sobre a data de lançamento do serviço e os preços ainda não foram divulgados.

Criado em 2019, o Projeto Kuiper é a iniciativa da Amazon para construir uma rede de banda larga via satélite de baixa órbita terrestre, desenvolvida com a ajuda de um ex-funcionário da Starlink. O projeto visa atender dezenas de milhões de clientes em comunidades não atendidas ou mal atendidas ao redor do mundo, além de empresas, telecomunicações e setores públicos.

O Projeto Kuiper está implementando milhares de satélites LEO, conectados por links ópticos de alta velocidade, formando uma rede em malha no espaço. Esses satélites serão conectados a uma rede global de antenas, fibra óptica e pontos de conexão à Internet no solo.

Recentemente, o Projeto Kuiper testou com sucesso dois protótipos de satélites durante a missão Protoflight e planeja começar a implantação de sua constelação de satélites nos próximos meses. Com isso, as demonstrações de serviço com a Vrio e outros clientes selecionados deverão iniciar ainda este ano.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o MultiMidia Info

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget